UCIB participa do primeiro dia do Ciclo de Capacitação do TCM – BA sobre Processo Eletrônico

UCIB participa do primeiro dia do Ciclo de Capacitação do TCM – BA sobre Processo Eletrônico

União das Controladorias Internas do Estado da Bahia participa do primeiro dia do Ciclo de Capacitação do TCM – BA sobre Processo Eletrônico

No dia 13/01/ 2016, foi realizado no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, o primeiro dia do Ciclo de Capacitação do TCM – BA sobre Processo Eletrônico. A Corte de Contas está com uma programação que contempla a realização desse evento nas cidades onde estão sediadas as Inspetorias de Controle Externo – IRCE.

Para Alexsandro Buri, Diretor da UCIB e Controlador Geral do Município de São Francisco do Conde: “os municípios precisam se mobilizar para investir em tecnologia e mão de obra qualificada, pois, essa nova exigência do TCM só poderá ser cumprida se a Entidade pública estiver com os equipamentos necessários e pessoal com capacidade técnica para organizar os arquivos, conferir-lhes o teor e encaminhar devidamente”.

No entendimento de Hermógenes Oliveira Neves, Diretor da UCIB e Controlador Geral do Município de Simões Filho: “o Controlador Interno tem uma grande responsabilidade nesse processo, ações como por exemplo normatizar a gestão dos aspectos internos que envolvem o processo eletrônico; levantar as necessidades dos responsáveis para viabilizar o trabalho; encaminhar correspondência interna ressaltado a importância do cumprimento dos prazos, inclusive para evitar a rejeição de contas; entre outras ações para assegurar que a nova exigência do TCM seja cumprida”.

De acordo com Vitor Almeida Diretor-Presidente da UCIB e Controlador Geral do Município de Araçás: “O processo eletrônico é um grande avanço do TCM, pois, um dos maiores problemas que os jurisdicionados enfrentavam era o envio de documentos à IRCE, porém, na notificação mensal constava que o documento não havia sido encaminhado, gerando grandes transtornos para os municípios. Com o processo eletrônico, isso não mais ocorrerá, pois, o documento será encaminhado diretamente pra plataforma digital do Tribunal e ficará disponível para fins de comprovação”.

O evento foi realizado pela Escola de Contas dos TCM e contou com a atuação dos servidores: Adelmo Guimarães; Vitor Maciel; Agostinho e Pedro; entre outros servidores que trabalharam direta ou indiretamente para realização do evento.

Clique no link abaixo e acesse a programação geral do TCM para saber em quais cidades serão realizados os próximos eventos:

Fonte: TCM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *