No dia 11 de dezembro de 2015 a UCIB protocolou no Ministério Público Federal a CARTA DE APOIO à Campanha: “10 medidas de combate à corrupção”.
De acordo com Vitor Almeida Presidente da UCIB: “A UCIB também tem a missão institucional de discutir política pública voltada para o controle e transparência dos recursos públicos junto aos municípios baianos e as 10 medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público Federal estão plenamente alinhadas com nossos objetivos”.
A UCIB divulgará a campanha para todos os 417 municípios baianos, no site, redes sociais, via e-mail e em todos os constantes eventos de capacitação que a UCIB tem organizado/participado, solicitando que os controladores internos obtenham a maior quantidade de assinaturas possíveis, nos órgãos públicos onde trabalham, com os familiares, municípios vizinhos, faculdades e outros.
Para o Diretor Regional da UCIB Luiz Inácio e Controlador Geral do Município de Valença: “Nós controladores internos trabalhamos diariamente na defesa do patrimônio público municipal, sendo assim, precisamos nos dedicar a essa campanha, mobilizando colegas de trabalho, familiares e vizinhos, pois, todos temos um interesse comum: o bom gerenciamento do patrimônio público”.
Para o MPF: “Se queremos um país livre de corrupção, precisamos nos unir. O Ministério Público Federal acredita em um Brasil mais justo, com menos corrupção e menos impunidade. É possível transformar a indignação com a corrupção em mudanças efetivas para a sociedade. Para acabar com o círculo vicioso de corrupção privada e pública, é preciso implementar mudanças sistêmicas e estruturais. Essas mudanças incluem o fim da impunidade, pois esta e a corrupção aparecem intimamente relacionadas em diversos estudos e pesquisas internacionais sobre esse problema”.
Da mesma forma, a Diretora Regional da UCIB e Controladora Geral do Município de Filadélfia, entende que: “essa campanha pertence à sociedade, pois, faz parte da cidadania exercer o controle sobre os atos públicos”. “A nossa responsabilidade é maior, pois, na qualidade de controladores internos, temos que fomentar todos os meios de aperfeiçoamento da administração e melhoria dos controles públicos”.
Maiores informações sobre a campanha: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas/10-medidas