No dia 13 de dezembro de 2015 o Diretor e Fundador da UCIB, Kívio Dias ministrou a brilhante aula de encerramento do Curso de Fiscalização da Administração Municipal – Atuação do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
Durante a ministração da aula, Kívio destacou as atividades que devem ser executadas pelas controladorias internas a fim de que o órgão central responsável pela implantação e gerenciamento do sistema de controle interno cumpra a sua missão institucional.
Esse curso foi promovido pela FUNDACEM com o apoio institucional do Ministério Público Estadual e da UCIB e contou com a participação de servidores públicos, vereadores, secretários, prefeitos e prestadores de serviços à Entidades públicas.
Para o Presidente da FUNDACEM, César Montes: “quanto mais os controles forem fortalecidos mais a administração será aperfeiçoada, pois, a atuação dos órgãos de controle sempre visa proteger o patrimônio público”.
O Presidente da UCIB, Vitor Almeida que foi aluno do curso, declarou: “a controladoria interna municipal deve ter melhores condições de trabalho tais como capacitação dos servidores, quantidade de pessoas suficientes no setor, estrutura funcional, entre outros, pois, só assim, as atividades de fiscalização realizadas pelas controladorias internas serão eficazes, eficientes e efetivas”. “A atuação da controladoria deve ser com a melhor qualidade possível, atuar como um Tribunal interno, por isso, deve ter as condições de trabalho necessárias”. Concluiu o Presidente.