Nos dias 17 e 18 de março, a Controladoria-Geral da União (CGU) sediou a 18ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Brasília. O evento discutiu temas como Lei Anticorrupção, marco regulatório do terceiro setor, auditoria participativa, sistemas informatizados, fomento ao controle social, entre outros.
Na abertura, o secretário-executivo da CGU, Carlos Higino, destacou as mudanças que têm ocorrido no país nos últimos meses a partir da Lei Anticorrupção. “É possível perceber alterações no ambiente privado das empresas, nas relações com o setor privado. Há uma grande preocupação com a integridade, isso é inegável”, afirmou.
Higino também ressaltou outras melhorias em diversas frentes de trabalho da CGU nesse período. Segundo o secretário, houve fortalecimento nas políticas de transparência, a criação do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, a reformulação do Pró-Ética, entre outras iniciativas. “O controle precisa trabalhar para a eficiência do Estado”, frisou.
A reunião foi comandada pelo presidente do Conaci, Roberto Amoras, e contou com a participação do secretário federal de Controle Interno, Francisco Bessa. Na ocasião, Amoras disse estar satisfeito por “discutir temas tão relevantes em um evento que promova grande aprendizado”. O encontro reuniu cerca de 45 pessoas, entre representantes de 23 órgãos de controle interno de estados e municípios do Brasil, além de autoridades.
Conaci
Criado em 2007, o Conaci tem por objetivo promover a integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos no Brasil. A atuação do conselho ocorre por intercâmbio de conhecimentos; práticas e informações em debates e eventos; e coordenação e do desenvolvimento de programas voltados à construção de mecanismos de controle.
Fonte: CGU