No dia 27 de outubro de 2015, foi realizado no auditório do Instituto Anísio Teixeira o Seminário de Incentivo, Fomento e Controle das Contratações Públicas de Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia, a Escola de Contas José Pedreira Borba Lapa e contou com o apoio institucional da UCIB. O evento foi transmitido em videoconferência para 40 auditórios de 33 municípios do estado da Bahia.
O evento foi aberto oficialmente pelo presidente do TCE/BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, que citou o atual momento como uma grande oportunidade de transformação e empreendedorismo. “Ao que vejo, este evento será o primeiro de uma série porque busca, juntamente com gestores públicos e representantes de órgãos de controle, a melhor forma de contratar serviços, com economicidade e qualidade. Por mais que se pense em crise, vale lembrar que os momentos difíceis se combatem não com palavras, mas com empreendimentos que o Estado possa realizar, contratando com equidade, aplicando bem o dinheiro da sociedade. Neste aspecto, o sistema Tribunais de Contas entende que é imprescindível envidar esforços para fomentar o incentivo, o fomento e o bom controle na contratação das micro e pequenas empresas”, disse o conselheiro presidente.
A programação do encontro incluiu palestras da assessora do Ministério Público de Contas, Morgana Bellazi de Oliveira; da consultora externa do Sebrae/BA em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Neide Fernandes Souza; da coordenadora técnica da central de Licitações da Saeb, Vaneska Schmidt, e do diretor adjunto da Escola de Contas do TCM/BA, Adelmo Gomes Guimarães.
O Presidente da UCIB compôs a mesa de abertura do evento juntamente com outras autoridades pública e no seu discurso, o Presidente da UCIB expressou:
“A atuação da administração pública municipal deve se pautar na eficácia, eficiência e efetividade no atendimento e nos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. Por isso, o sistema de controle interno municipal tem o objetivo de proteger o patrimônio público, assegurar a fidedignidade dos dados e informações financeiras, encorajar adesã