Discurso do Ex-Presidente

Discurso do Ex-Presidente

DISCURSO DO EX-PRESIDENTE VITOR ALMEIDA

 

Meus amigos e amigas presentes nesta assembleia. Controladores internos, secretários, gestores, agentes públicos, prestadores de serviços e convidados.

 

É com muita honra e satisfação que exerci durante 02 (dois) mandatos a Presidência da UCIB com o apoio dos Diretores, controladores e associados.

 

A controladoria é um órgão que possui relevantes objetivos institucionais, dentre eles: A prevenção e correção de irregularidades; A adoção de medidas para o aprimoramento da gestão; e a qualidade nos serviços públicos oferecidos aos cidadãos.

 

Assim sendo, trabalhamos arduamente durante esses anos em prol do fortalecimento e melhoria das controladorias municipais baianas.

 

Desde o início tínhamos a compreensão de que o desenvolvimento das controladorias, além de contar com o afinco e intrepidez dos respectivos membros das controladorias, também seria resultado de um apoio pedagógico, do advento de normas que norteiem a atuação dos controladores, das medidas de prevenção ao cerceamento da atividade de controle, das ações de combate e responsabilização daqueles que inviabilizam o exercício do controle e da bravura daqueles de modo impávido se dispõe ao enfrentamento das intempéries em nome da construção de uma sociedade livre, igualitária e fraternal.

 

No tocante às ações realizadas pela UCIB:

 

Para formação e aperfeiçoamento dos controladores realizamos: 6 congressos baianos de controle interno; 5 seminários de controle, prevenção e combate à corrupção; 2 eventos de transição de governo; 20 lives sobre os temas: controladoria em início de mandato, ouvidoria municipal e casos de sucesso nas controladorias. (capacitamos mais de 3.000 mil pessoas).

Elaboramos, disponibilizamos de modo on line e distribuímos fisicamente nos eventos: 4 edições do jornal informativo.

 

Em 02 (dois) momentos fizemos atualizações no site da UCIB disponibilizando manuais e modelos de documentos e relatórios para suporte técnico aos controladores.

 

Celebramos 3 acordos de cooperação técnica para concessão de descontos aos associados na participação de cursos de pós-graduação e para implantação de ouvidorias municipais.

 

Participamos de 4 reuniões no âmbito da Rede de Controle da Gestão Pública; 2 reuniões no Ministério Público Estadual; 4 reuniões no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia; 3 reuniões na Controladoria Geral da União na Bahia; 5 reuniões no Tribunal de Contas do Estado da Bahia com vistas a propor a adoção de medidas para estruturação funcional das controladorias, valorização dos controladores, melhorar a relação entre gestores e controladores e sensibilizar os julgadores das prestações de contas no sentido de que em seus relatórios enfatizem a necessidade e obrigação dos gestores públicos de disponibilizar condições adequadas para um bom funcionamento do sistema de controle interno.

 

É notório que a UCIB tem bons serviços prestados à classe cuja credibilidade a precede, porém, tenho a humildade de reconhecer nossa falta e que precisamos avançar muito em questões estruturais, administrativas, financeiras e de efetivos serviços a serem oferecidos diretamente aos controladores, especialmente nos interiores mais distantes da capital e grandes centros.

 

A atual conjuntura política, econômica e social brasileira requer a melhoria, o fortalecimento e a ampliação dos controles, notadamente, os controles internos, que nos municípios deve ter uma atuação prestigiada por meio do oferecimento de condição funcional condizente com a relevância do trabalho e dos benefícios advindos de uma atuação efetiva.

 

Meus amigos e amigas, é interessante o fato de que neste mesmo auditório participei do primeiro evento na qualidade de Presidente e também, neste mesmo auditório estou realizando o evento de encerramento de minha passagem pela Presidência da UCIB.

 

Meu espírito está confortado, minha alma cheia de alegria e meu corpo vibra em saber que o novo Presidente da UCIB Maique Oliveira, meu grande amigo, juntamente com os novos Diretores possuem todos os predicados para representar de modo elevado os interesses de nossa categoria.

 

Sobre os novos dirigentes, eu asseguro a vocês: A formação, a experiência, a integridade e a disposição em revolucionar o funcionamento das controladorias municipais, apontam para um futuro promissor.

 

Meu agradecimento aos Diretores, aos associados, aos dirigentes de órgãos de controle, aos palestrantes dos eventos promovidos, aos gestores públicos e aos parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para o fortalecimento e melhoria das controladorias municipais baianas.

 

Desejo sucesso a nova Diretoria e um fraternal abraço a todos.

 

VITOR HUGO MORAIS DE ALMEIDA

ex-Presidente da UCIB

Artigos relacionados