I Congresso Baiano de Controle Interno.
União das Controladorias Internas da Bahia – UCIB, em parceria com a Associação Transparência Municipal – ATM realizou nos dias 04 e 05/06/12, no Hotel Fiesta – Salvador, o I Congresso Baiano de Controle Interno Municipal.
O Tribunal de Contas dos Municípios contribuiu com palestras de três representantes: o coordenador da CAM – Coordenadoria de Assistência dos Municípios, Antônio Dourado Vasconcelos, e os inspetores Fernando Esquivel e Juliano Santos.
O evento foi dirigido a controladores internos, secretários e técnicos das prefeituras, câmaras.
Foram tratados assuntos inovadores para a gestão pública municipal, temas voltados à prevenção de irregularidades e orientações para uma melhor estruturação das controladorias internas, segundo Kivio Dias.
A nova Lei de Acesso à Informação e as Inovações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, também foram objeto de discussão, temas que serão abordados por Paulo Sérgio, diretor presidente da Associação Transparência Municipal e por Wellington do Carmo Cruz, presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia.
Buscando evitar que os administradores municipais cometam erros, falou o Coordenador do CAM –Coordenadoria de Assistência aos Municípios do TCM-BA, Antônio Dourado Vasconcelos, que destacou a visão do Tribunal de Contas dos Municípios sobre as prestações de contas anuais das Prefeituras e Câmaras.
O analista de Controle Externo da CGU/BA, Leonardo Castro, discorreu sobre “Os principais problemas apontados pela CGU nas Auditorias Municipais”.
Nesta mesma linha da prevenção, destacaram-se as palestras do Procurador Regional Eleitoral MPF/BA, Cláudio Gusmão, sobre “As Condutas Vedadas” aos agentes públicos no período eleitoral, e, por fim, as palestras dos inspetores do TCM/Ba, Fernando Esquível e Juliano Santos, que discorreram sobre as “Orientação aos Gestores Municipais”.