UCIB FIRMA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A CGU

UCIB FIRMA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A CGU

UCIB FIRMA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A CGU

 

O acordo tem por objeto o estabelecimento de mecanismos de cooperação entre a CGU e a UCIB, visando ao desenvolvimento de projetos e ações que possam contribuir para a prevenção da corrupção, a promoção da ética e da transparência pública, o fortalecimento e melhoria das controladorias internas municipais, bem como para o fomento ao controle social, à ouvidoria e a cidadania ativa e solidária.

 

Nesse sentido, a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia irá promover várias ações com o objetivo de difundir a importância da implantação de ouvidorias nos municípios, bem como, disponibilizar todo suporte documental e orientação técnica necessária para auxiliar os controladores internos nesse processo.

 

A ouvidoria tem o potencial de aperfeiçoar as políticas públicas e aumentar a participação popular nos atos da gestão, contribuindo assim para o fortalecimento da rede de controle interno, externo e social nas cidades.

 

A Controladoria Geral da União oferece GRATUITAMENTE o sistema Fala.br por meio do qual a Entidade (Câmara, Prefeitura, Autarquia…) poderá gerenciar o recebimento de manifestações e no qual também os cidadãos irão fazer seus elogios, solicitação, reclamações, denúncias e pedidos de acesso à informação.

 

Além do sistema, a CGU disponibiliza GRATUITAMENTE capacitação aos agentes públicos que forem designados para os cargos de ouvidor-geral e ouvidor substituto. Além de um acompanhamento permanente para orientar nas rotinas das atividades da ouvidoria.

 

As ouvidorias são importantes instrumentos de auxílio às controladorias internas no exercício da atividade de controle, tendo em vista o potencial da ouvidoria de aperfeiçoar a gestão e também de identificar eventuais ações que precisam ser corrigidas pela gestão.

 

Os interessados em obter mais esclarecimentos devem entrar em contato com o Núcleo de Prevenção de Corrupção da CGU regional Bahia: (71)3254-5226.

 

Acesse também: https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/rede-nacional-de-ouvidorias/adesao-a-rede-nacional-de-ouvidorias

 

 

 

 

Artigos relacionados