A UCIB juntamente com outros Órgãos de Controle da Gestão Pública promoveu o VI CONGRESSO BAIANO DE CONTROLE INTERNO que será

A UCIB juntamente com outros Órgãos de Controle da Gestão Pública promoveu o VI CONGRESSO BAIANO DE CONTROLE INTERNO que será

A UCIB juntamente com outros Órgãos de Controle da Gestão Pública promoveu o VI CONGRESSO BAIANO DE CONTROLE INTERNO que será

 

O evento foi realizado on line, na tarde de 07 de julho de 2021 e contou com 530 inscritos entre controladores internos e demais profissionais da Administração Pública.

 

O evento tratou de temas relevantes para a Administração Pública municipal e as palestras ministradas apresentaram boas práticas para o aperfeiçoamento das controladorias internas.

 

A abertura oficial do evento foi realizada por Haytana Braga em nome do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE – BA) e Vitor Almeida (Presidente  da UCIB).

 

Durante a palestra sobre o tema “Nova Lei de Licitações”, Alessandro Macêdo (Diretor da Diretoria de Assistência aos Municípios do TCM – BA) destacou as principais mudanças na Lei e os reflexos para o trabalho dos controladores internos.

 

Vitor Almeida (Presidente da UCIB) realizou a “Apresentação do resultado da pesquisa sobre o funcionamento das controladorias em 2020 e propostas para melhoria”. O resultado da pesquisa já está sendo compartilhado com Órgãos de controle no sentido de que possam ser planejadas ações conjuntas com o objetivo de contribuir para que as controladorias possam superar os desafios e funcionar adequadamente.

 

“O resultado da pesquisa também serve de parâmetro para uma auto avaliação pelos controladores internos sobre a situação atual de cada controladoria”, informou o Presidente.

 

O Contador e Especialista em e-Social Heleno Rocha discorreu sobre aspectos gerais do e-Social na administração pública municipal, que inclusive passa a ser obrigatória a transmissão de informações, a partir do mês de julho de 2021, sob pena de multa aos Gestores que não enviarem.

 

E com chave de ouro o evento foi fechado por Antonio Argollo (Chefe do Núcleo de Prevenção de Corrupção na CGU), que apresentou orientações sobre a Implantação do Programa Time Brasil da CGU pelas controladorias internas, expressando a importância desse programa para aperfeiçoar a integridade, transparência e participação dos cidadãos nos atos da Gestão, notadamente, nos Municípios.

O evento foi mediado por Maike Oliveira (Diretor da UCIB), que coordenou a realização do evento com maestria.

 

O interessados poderão assistir o evento gravado por meio do link: https://youtu.be/y9jSY5K-dgw

 

O evento é resultado de parceria entre a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia, Tribunal de Contas do Estado da Bahia e a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa. E conta também com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia e sua Escola de Contas, Controladoria Geral da União, Rede de Controle da Gestão Pública, Comissão Especial de Combate à Corrupção (OAB – BA) e Frente Cidadã de Combate à Corrupção.

Artigos relacionados